Close
0
  • Alan Dinali

Os cristãos devem sempre obedecer ao governo?

Na semana passada, o Procurador Geral Jeff Sessions, dos EUA,  procurou defender as políticas de imigração do governo Trump, especialmente no que diz respeito à separação das famílias. Em um ponto, ele declarou: “Eu gostaria de citar o apóstolo Paulo e seu claro e sábio comando em Romanos 13 para obedecer às leis do governo, porque Deus ordenou o governo para seus propósitos”.

Sua citação desencadeou uma tempestade de debates na cultura e entre os cristãos.

Meu propósito hoje não é discutir a multiplicidade de maneiras como Romanos 13 foi interpretado através da história. Antes, é considerar a questão maior: quando os cristãos devem obedecer ou desobedecer ao governo?

Obedecendo ao estado

A palavra de Deus constantemente nos chama a obedecer e apoiar nossas autoridades governamentais.

Paulo exortou que “súplicas, orações, intercessões e ações de graças sejam feitas por todos os povos, pelos reis e por todos os que ocupam altos cargos” (1 Timóteo 2: 1-2).

Sua instrução aos cristãos que moram em Roma era clara: “Que toda pessoa esteja sujeita às autoridades governamentais. Pois não há autoridade exceto de Deus, e aqueles que existem foram instituídos por Deus. Portanto, quem resiste às autoridades resiste ao que Deus designou, e aqueles que resistem incorrerão em julgamento ” (Romanos 13: 1-2 ).

O apóstolo afirmou então que “as autoridades são ministros de Deus” (v. 6) e instou seus leitores: “Paguem a todos o que lhes é devido: impostos a quem são devidos impostos, receita a quem é devida a receita, respeito a quem respeito é devido, honra a quem honra é devida ” (v. 7).

Pedro acrescentou: “Seja sujeito por amor do Senhor a toda instituição humana, seja ao imperador como supremo, seja a governadores enviados por ele para punir os que praticam o mal e louvar os que praticam o bem” (1 Pedro 2: 13-14 ).

Parece claro, então, que os cristãos devem se submeter à autoridade do governo, vendo seu exercício de poder como a vontade de Deus para nós. No entanto, há mais na história.

Escolhendo a desobediência civil

Em Atos 4, Pedro e João foram ordenados a parar de pregar o evangelho pelo Sinédrio, a mais alta autoridade do judaísmo. Sua resposta: “Se é certo aos olhos de Deus escutar você em vez de a Deus, você deve julgar, pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (vv. 19-20).

Depois que Pedro foi preso novamente por pregar o evangelho, ele foi novamente ousado em sua desobediência civil: “Devemos obedecer a Deus, e não aos homens” (Atos 5:29). Sua fidelidade a Deus levou ao seu martírio por Roma. Paulo sofreu um destino semelhante: prisão (2 Timóteo 4: 6) e execução.

 

E assim, dois apóstolos que aconselharam os cristãos a obedecer ao estado foram executados porque não obedeceriam ao estado.

Em Daniel 3, o rei babilônico ergueu uma imagem de ouro e exigiu que todas as pessoas a adorassem. Os exilados judeus Sadraque, Mesaque e Abede-Nego testificaram perante o rei idólatra: “Não serviremos a seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que vocês estabeleceram” (v. 18). Você sabe o que aconteceu com eles.

Três capítulos depois, Daniel se recusou a orar ao rei persa e foi jogado na cova dos leões como resultado.

Na carta de uma prisão de Birmingham, o dr. Martin Luther King Jr.  Observou: “Não se tem apenas uma responsabilidade legal, mas moral, de obedecer apenas às leis. Por outro lado, temos a responsabilidade moral de desobedecer a leis injustas ”. Ele concordou com Agostinho, que afirmou que“ uma lei injusta não é lei alguma ”.

John RW Stott foi um dos mais respeitados teólogos evangélicos do século XX. Em seu comentário sobre Romanos 13, ele pergunta:

“Admitindo que a autoridade dos governantes é derivada de Deus, o que acontece se eles abusarem dela, se eles reverterem seu dever dado por Deus, elogiando aqueles que praticam o mal e punindo aqueles que fazem o bem? A exigência de se submeter ainda está em tal situação moralmente perversa? Não. O princípio é claro. Devemos nos submeter até o ponto em que a obediência ao estado implicaria em desobediência a Deus. Mas se o estado ordena o que Deus proíbe, ou proíbe o que Deus manda, então nosso dever cristão puro é resistir, não submeter, desobedecer ao estado a fim de obedecer a Deus ”.

Cidadãos de dois países

Você e eu somos cidadãos de dois países. Vivemos em uma nação secular com líderes seculares que devemos apoiar e obedecer. Mas também vivemos em uma sociedade espiritual com um Rei onipotente cuja autoridade é suprema (Salmos 2: 10-11).

Jesus nos ensinou a “dar a César as coisas que são de César e a Deus as coisas que são de Deus” (Mateus 22:21).

Mas quando somos forçados a escolher, devemos obedecer a nossa mais alta autoridade.

Pedro nos encorajou a “mostrar o devido respeito a todos”. O que isso implica? “Ame a família dos crentes, teme a Deus, honre o imperador” (1 Pedro 2:17 NVI). Devemos amar uns aos outros e devemos honrar nossos líderes seculares. Mas devemos temer somente a Deus.

Em 3 de outubro de 1789, o Presidente George Washington emitiu a primeira proclamação formal do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Ele declarou: “É o dever de todas as Nações reconhecer a providência do Deus Todo-Poderoso, obedecer a sua vontade, ser grato por seus benefícios, e humildemente implorar sua proteção e favor.”

Vamos fazer o nosso dever hoje.

Por Christian Headlines.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *